MERCEDES-BENZ CLA
Para economizar em custos trabalhistas e aproveitar maiores descontos tributários, o CLA é feito na Hungria. Somente em 2015 começará a ser fabricado no Brasil, na nova fábrica de Iracemópolis, onde também será feito o companheiro de plataforma GLA e o maior Classe C. Falando no irmão maior, o CLA 200 First Edition sai por R$ 150.500, ou seja, quase R$ 30 mil a mais que o atual Classe C vendido no Brasil. É que o novo lançado em Detroit deve partir dessa cifra, em torno de R$ 150 mil. Ainda virão o CLA 250 2.0 de 211 cv e o CLA 45 AMG. Quando chegar ainda no primeiro trimestre, o CLA 200 deve baixar esse preço em até R$ 30 mil.
A edição limitada a mil unidades CLA First Edition traz a mais detalhes aerodinâmicos e rodas aro 18, além de pacote de equipamentos mais completo que o futuro CLA 200 de acesso, a chegar nos próximos meses. Estão lá teto solar panorâmico, faróis de xenônio com leds, navegador com GPS, tela LCD e ar condicionado digital. Afora itens de segurança importantes, como detector de fadiga, controles eletrônicos de estabilidade e de tração e também sete airbags (dianteiros, laterais dianteiros, laterais e para os joelhos do motorista). O senão é a falta de alguns itens esperados, entre eles sensores de estacionamento, tela retrátil e ajustes elétricos nos bancos. A garantia é de apenas dois anos e o seguro para o nosso perfil saiu por razoáveis R$ 3.967.
Por dentro
Ao entrar, a impressão é de estar ao volante de um esportivo de estirpe. Os instrumentos e o painel com borda superior ressaltada lembram o SLS AMG, enquanto os bancos envolventes com faixa de tecido central remetem a outro fabricante de Stuttgart, a Porsche. As banquetas envolventes também estão na porção de trás: ali há espaço para dois adultos de até 1,80 metro, o passageiro central será prensado pelo túnel elevado. Como o mais potente CLA 45 AMG de 360 cv conta com tração integral, o cardã exigiu sua cota de espaço. O porta-malas também foi prejudicado pela boca estreita e pelas alças da tampa (recobertas), mas ainda comporta respeitáveis 470 litros. De qualquer forma, o CLA é todo a respeito de estilo. É só reparar nas portas sem moldura e o teto em arco. Nesse tipo de tendência, os passageiros são vítimas da moda.
Os habituados a modelos de outras marcas talvez estranhem detalhes como o câmbio na coluna de direção. Parece um daqueles automáticos das antigas, porém isso não passa de impressão. A caixa de dupla embreagem DCT tem sete marchas e funcionamento suave. Além dos modos Eco e Sport, conta com borboletas no volante.
Ficha técnica - Dados da montadora | |
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Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo, injeção direta, turbo |
Cilindrada | 1.595 cm³ |
Potência | 156 cv |
Torque | 25,5 kgfm entre 1.250 e 4.000 rpm |
Transmissão | Dupla embreagem de sete marchas, tração dianteira |
Direção | Eletromecânica |
Suspensão | Independente, McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Freios | Discos ventilados |
Pneus | 225/40 R18 |
Dimensões | Compr. 4,630 m, largura 1,777 m, altura 1,432 m, entre-eixos 2,699 m |
Capacidades | Tanque 56 l, Porta-malas 470 l |
Peso | 1.430 kg |
Números de teste | |
Aceleração | 0-100 km/h: 9,3 s; 0-400 m: 16,7 s |
Retomada | 40-80 km/h (D): 4,4 s; 60-100 km/h (D): 5,5 s; 80-120 km/h (D): 6,6 s |
Frenagem | 100 km/h: 40,3 m; 80 km/h: 29,3 m; 60 km/h: 14,5 m |
Consumo | 6,6 km/l (urb.); 13 km/l (rod.) |
São elas que dão alguma pressa ao conhecido 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm de torque entre 1.250 e 4.000 rpm. Na pista, o modelo marcou 9,3 segundos até os 100 km/h e retomou em 5,5 s de 60 a 100 km/h. Culpa em parte do peso rechonchudo de 1.430 kg. Mesmo ultraerodinâmico (0,23 de coeficiente de penetração), o consumo ficou nos 6,6 km/l urbanos e 13 km/l de gasolina no consumo rodoviário.
Andando
O jeitão esportivo se ampara mesmo na dinâmica. O volante de três raios tem ótima pega e dialoga fluentemente com as rodas dianteiras. A assistência elétrica é até um pouco pesada, mesmo em manobras. Isso faz parte do jeito assentado no chão do modelo. As suspensões McPherson na dianteira e multilink na traseira mantém o contato com o piso o tempo inteiro.
Durinho, o húngaro se escora em pneus 225/40 em rodas aro 18. Basta exagerar um pouco em uma curva para sentir a traseira dando sinal de vida. Uma esportividade que combina não apenas com a direção, como também com os freios. O pedal tem curso curtinho e sensibilidade não-filtrada. Dá gosto de dirigi-lo como se deve. Pena que os resultados de frenagem na pista tenham sido decepcionantes para um carro com discos ventilados nas quatro rodas e ABS de última geração. De 80 a 0 km/h foram 29,3 metros, distância consideravelmente maior do que outros carros modernos testados por Autoesporte(o VW Golf Highline 1.4 TSI fez o mesmo em 23,9 metros). Ao menos a esportividade ampara o visual matador. E esse será o principal argumento de vendas do CLA, junto com a estrela incrustada na grade focinhuda.
Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2014/01/testamos-o-novissimo-mercedes-benz-cla-200.html
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